O corredor

O corredor tem espécie de pés aplainados. Usa tênis motion control por ruindade de karma: decepara por maldade o pé de um cruzado, em 1178, noutra encarnação. No fim do outono de 2005, porém, o corredor segue rumo aos montes à sua frente.

Na primeira elevação, vê um trio de paulistanos tomando chope. Aperta o passo fundo no pisante contra pronação, para ouvir o que dizem eles.

Em meio ao bafo de chope e à bruma de nicotina, falam dos diversos tipos de Marlboro: azul, quase-azul, cinzinha, doirado, bicolor de bolinhas explosivas. Todos eles, sem exceção, dizem que homem é quem fuma o vermelho.

O corredor, que não fuma mais, deixa de lado fumantes e segue ao próximo monte. Na elevação seguinte, está um casal de namorados brigando. Acusam-se de egoístas, gritam diante do espelho.

O corredor aperta o passo, conferindo as pancadas no frequencímetro de pulso, limpa o suor da testa e segue em frente. O monte seguinte logo se apresenta.

Ali, uma missa negra encomendada por um político mineiro. O deputado está vestido de aprendiz de demônio, ajoelhado na frente da entidade.

A entidade é leva-e-traz do destino. Quem suja a mão é o político. Ele levanta às mãos ao anjo da sombra, pede poder em Brasília. O corredor fecha os olhos na hora em que o deputado passa a faca no pescoço do bode.

Correndo ainda, segue com medo. O pulso cresce no frequencímetro. O corredor vislumbra o monte seguinte, mais alto do que os anteriores

Lá no cume, um vulto. O pulso quase explode, o suor empapa a camisa do corredor. Sobe sobre o monte, sobe. Finalmente chega ao vulto – que de perto não é mais vulto.

É um homem. Um velho, para melhor dizer. O velho traz um bebê nos braços. E esse bebê é o fazedor de sonhos da mente do corredor. Movimento rápido dos olhos.

(Continho publicado em blogue, em 14/06/05, e editado em 2021)

I pray thee, Lord, my soul to keep

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s